segunda-feira, 23 de maio de 2011

SE EU OUÇO MÚSICA DO MUNDO?


É muito comum nos circulos cristãos surgirem questões dessa natureza. Crente pode ouvir música do mundo? Sei que isso é meter a mão num vespeiro de hipocrisia e religião mas, foi o mestre quem disse que no mundo eu teria aflições não é? então vamos nessa...rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Eu jamais me prestaria a ouvir qualquer coisa que viesse do "mundo" desde que por mundo estejamos falando de algo que não está relacionado a um determinado espaço geográfico ou do que é produzido por pessoas que não partilham da mesma crença que nós cristãos, ou pelo menos não externam sua crença com as mesmas práticas e ritos que nós.

Até porque a bíblia faria uma verdadeira salada em nossa cabeça se enxergássemos o mundo como uma palavra de significado único, pois:

"... do Senhor é a terra e tudo que nela há. O MUNDO e os que nele habitam..."

"Deus amou o MUNDO de tal maneira que..."

"...não sabeis que a amizade com o MUNDO é inimizade com Deus? ..."

Já deu pra ver que mundo tem muito mais significados do que o evangeliquês consegue alcançar. Gostaria de focar no Mundo chamado de "Aeon" no grego e que significa "sistema".

Esse é o mesmo mundo que aparece em Efésios 2 "...no qual outrora andávamos segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos e éramos por natureza, filhos da ira de Deus".

Este mundo é um sistema de valores e conceitos e tem como objetvo se opor ao convite de Deus que é o arrependimento para a entrada no "Reino dos céus".

Então, apenas para facilitar a compreensão, entenda o Mundo e o Reino de Deus como opostos entre si. Seus valores e princípios são diametralmente diferentes. É por isso que o texto de Efésios diz que nós andávamos segundo o curso desse mundo. Esse sistema é nada mais que um fluxo direcional, como um rio caudaloso que conduz o indíviduo e por consequência, a sociedade, a um estado de distância e inimizade com Deus.

Veja que não é à toa que João Batista anuncia que o pré requisito para entrar no reino de Deus não é qualquer condição moral, ética, nem tampouco aquilo que o homem pode apresentar a Deus como sendo sua produção.  O que João exige é o ARREPENDIMENTO.

Palavra que é confundida com remorso e culpa, mas que significa ao pé da letra MUDANÇA DE DIREÇÃO. Originária da palavra grega metanoia o arrendimento implica uma mudança de rota de 180º (graus).

Se estou indo para o sul, a rota passa a ser o norte. Se oeste, muda para leste. Não dá pra passar pelo arrependimento e sair do sul para o sudeste por exemplo, assim como não dá para ter passado pela experiência do novo nascimento e entrar no Reino de Deus sem uma decisão firme de mudar de direção, de abandonar o caminho anterior, trocar de alvo ou seja, sair do mundo.

Então a produção do mundo não está atrelada a um determinado grupo de pessoas que por não professarem a mesma crença seriam os "mundanos" ABSOLUTAMENTE NÃO. A produção do mundo está relacionada aos conteúdos perceptíveis ou não que carreguem o homem na direção contrária aos princípios e valores do Reino de Deus.

E cá pra nós, sendo sinceros, é muito fácil encontrar conteúdo musical dito cristão ou "gospel" completamente desalinhado com os valores do Reino de Deus. Da mesma forma o contrário. É possível encontrar muita coisa que está em perfeita em sintonia com o Reino de Deus sendo produzido por gente que a cristandade anda rotulando de mundano.

Quem pode dizer que o trecho abaixo da música de Tom Jobim não carrega conteúdo mais cristão que a maioria de nossas músicas evangélicas?

"Vou te contar, que os olhos já não podem ver. Coisas que só o coração pode entender

Fundamental é mesmo o amor e é impossível ser feliz sozinho..."

Em contrapartida eu ouço coisas do tipo: "caminhando eu vou para Canaã, se você não vai não me impeça de ir. Glória a Deus, caminhando eu vou para canaã"  Mais altruísta que isso impossível né?

Enfim, o que queria mesmo dizer é que prefiro ficar com o conselho do Apóstolo Paulo

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama,  se tem algum proveito, se há alguma virtude,Nisto pensai"

Enquanto eu vir, portanto, conteúdos dessa natureza acima, que me levem na direção de pensar em Deus e no seu Reino, que me mobilizem de paixão e misericórdia pelos que sofrem, que me arrebatem a uma dimensão de reflexão e conscientização sobre como posso ser útil a minha sociedade e acima de tudo que me faça ser mais amável, mais romântico, mais puro como uma criança, mais alegre, mais sensato, mais justo...

Não faz a mínima diferença se no rótulo vem escrito Pastor Fulano, Apóstolo Beltrano, Bispo Ciclano ou Chico Buarque de Holanda, Gabriel o pensador, Maria Gadú, Djavan, Tom Jobim ou Jorge Vercilo...

Afinal de contas, o que contamina o homem não é o que entra e sim o que sai.

Música do mundo? Nem pensar! rsrsrsrsrsr

2 comentários:

IG disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
IG disse...

Antes, sempre ouvia falar do Renato Russo: O homosexual, o pecador que fala porcaria e pronuncia a mensagem do Diabo. Então nunca me interessei em ouvir suas músicas. Mas um dia, eu estava em Jaconé, dentro do carro com minha mãe e outras pessoas indo para Saquarema e a rádio estava ligada.Então ouvi da voz do renato Russo dizer:

"É preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã...
Porque se você parar pra pensar, na verdade não há".

"Nunca deixe que te digam que não vale apena acreditar nos sonhos que se tem..
ou que seus planos nunca vão dar certo..
Ou que você nunca vai ser alguem..
Quem acredita sempre alcança, quem acredita sempre alcança..

Nós esquecemos que Deus é DEUS e usa quem bem entender para pronunciar sua Verdade. Se o Diabo usava Renato Russo para espalhar o pecado, Deus o usava para espalhar o Amor, a Fé.
E nós mesmos? Será que nunca fomos usados para o mal?
E para o bem?
Acho que a muito tempo perdemos aquela inocência de uma criança, e que não possamos distinguir o que é de Deus e o que não é.
Pois é...
abraço éricão!!!!!

Related Posts with Thumbnails