quinta-feira, 6 de março de 2008

ELEITOS E PREDESTINADOS ?

“ Os que de antemão conheceu, também os predestinou para que fossem conformes à imagem de Jesus, afim de que ele seja o primogênito de muitos irmãos” Rm 8.29

Alguns textos da Palavra merecem e necessitam de uma atenção diferenciada para que se possa extrair o seu real sentido. Será que Deus tem filhos especiais ? Há pessoas realmente pessoas predestinadas a ir para o céu e outras não ? A resposta é simples e complexa (risos). Sim e Não !!!

É importante se socorrer de outros trechos para compreender essa situação. Segundo Efésios 1:4-5 , falando aos santos ( aqueles que foram santificados) o Apóstolo Paulo diz que NEle alguns foram escolhidos e predestinados, ou seja, os escolhidos são os mesmos que foram predestinados. E estes foram escolhidos em Jesus.

 Então a escolha ou a predestinação não foi nominal do tipo Pedro, Márcia, Cláudio ou Fernanda, antes foi uma escolha classista. Deus escolheu os que estão NEle (Jesus). Na continuidade do texto, lá no versículo 14, Paulo explica quem são os que estão NEle. São os que:

* Ouviram a Palavra da Verdade

* Creram no Evangelho

* Receberam o penhor do Espírito Santo

Os escolhidos ou predestinados são aqueles que, através de uma decisão pessoal, verdadeira e consciente, se converteram a Jesus.

 Esse grupo ou “classe” de pessoas se tornaram predestinados a partir do momento em que receberam ao Senhor. É como se Jesus fosse uma porta (Jo 10:99) em cujos umbrais estivesse escrito na parte da frente SALVAÇÃO e ao cruzar essa porta e olhar pra trás pudéssemos ler a inscrição PREDESTINAÇÃO.

Quando aceitamos a Jesus, experimentamos a salvação e é justamente isso, a salvação, que nos dá acesso ao grupo dos predestinados. Ela é um cartão de embarque no navio do propósito eterno de Deus.

O texto diz que isso, a predestinação ou a escolha, aconteceu “de antemão” ou “antes da fundação do mundo”. Essas expressões foram deixadas na Bíblia apenas para facilitar nossa compreensão. Em Ap. 13.8 encontramos outro versículo que ajuda a entender melhor essas expressões.

 Diz o texto que o Cordeiro (Jesus) foi morto desde a fundação do mundo. Mas Jesus não morreu há aproximadamente 2000 anos atrás ? Para nós, que estamos presos ao tempo sim, mas para Deus que é atemporal, não. As coisas aconteceram na mente de Deus muito antes que houvesse pecado, antes que houvesse homem, antes que houvesse mundo, antes que houvesse antes. Por isso é que o propósito de Deus é eterno, pois ele nasceu na eternidade, na mente dAquele que é O Eterno.

Que bom sabermos que O Senhor, criador dos céus e da terra, digno de glória, força, honra, poder, majestade, domínio, ações de graça, sabedoria... esse mesmo Deus tão tremendo, ocupava a sua mente conosco muito antes de qualquer coisa. E que se compadeceu da nossa fraqueza e queda em Adão. Sabendo que nos desviaríamos do seu propósito, já providenciou uma forma de nos recolocar no caminho. Isso é o que chamamos de SALVAÇÃO.

A Salvação portanto nos põe novamente nos trilhos do propósito eterno de Deus, no Caminho.
Obrigado Senhor pois não havia nenhuma chance de que nós voltássemos por nossas próprias pernas ao teu propósito, mas o Senhor Jesus, sendo rico em misericórdia, se fez maldição no madeiro, morreu e ressuscitou para nos providenciar TÃO GRANDE SALVAÇÃO.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails