segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O CANSAÇO E A POESIA DA VIDA



“...vinde a mim todos os que estão cansados...”

Muito já ouvi sobre esse texto, mas gostaria de fazer um comentário breve sobre ele.

Ando de trem todos os dias, normalmente lotado e me sinto um expert em pessoas cansadas.


Bolsas pesadas, condução desconfortável, salário curto, dividas longas, condições de trabalho deploráveis, instabilidade, dilemas familiares, ter que se desdobrar pra estudar e trabalhar, ser ao mesmo tempo mãe, esposa, funcionária, amante, amiga... Ufa, são muitas as causas do cansaço.


Mas não é sobre as causas do cansaço que quero falar e sim sobre uma de suas conseqüências.


O cansaço rouba da vida, a poesia.


Gente cansada não tem tempo de ser cortês, não age com educação nem procura medir as palavras.

 
Gente cansada responde com truculência, logo perde a paciência e não consegue tratar os outros com delicadeza.


Mães cansadas toleram quase nada as travessuras dos filhos, assim como maridos cansados se furtam de agir com carinho com suas esposas.


Filhos cansados tendem a ser ingratos, namorados cansados costumam magoar e amigos cansados são egoístas.


Funcionários cansados são menos produtivos e chefes cansados são estúpidos.


O cansaço nos rouba a disposição para gentilezas simples como dizer obrigado, ceder o lugar no ônibus, segurar o elevador. Deixar o outro carro passar, esperar seu lugar na fila ou dizer bom dia quando se chega.


O cansaço é um ladrão da poesia e sem poesia, a vida de felpuda e aconchegante que deveria ser, se torna áspera como uma lixa.


É por isso que nosso encontro com Jesus precisa ser diário e constante. Mesmo cansados, ele nos chama a reunir o que de força ainda temos e ir até Ele. No encontro com Ele, somos renovados.


Gente que se encontra com Jesus anda mais leve e feliz. Ama a vida, cuida das pessoas e trata a todos com mais ponderação e sensibilidade.


Gente que se encontra com Jesus carrega um sorriso nos lábios e um coração acolhedor. É mais paciente, mas compreensivo, mais polido.


Se você está cansado eu te aconselho, canalize o restinho de forças que ainda tem e não perca seu tempo, corra para encontrar-se com Jesus e experimente o renovo que só a voz dele pode nos dar.


Vá, acredite, Ele é capaz de ajudar você, assim como tem me ajudados todos os dias.


Além de necessários para a salvação, os encontros com Jesus são bem mais terapêuticos do que uma consulta com um psicólogo, pois a consulta é com alguém que te vê de fora pra dentro, o Encontro é com alguém que te conhece de dentro pra fora.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails