terça-feira, 7 de setembro de 2010

O PECADO E A FORÇA DA CULPA





Há muitas definições do que seria pecado, mas não é a proposta desse post tratar disso. Apenas quero ressaltar o quanto nossa visão evangélica é ainda limitada nesse sentido.

Para nós, pecado é uma lista exaustiva e tópica, onde se inclui: roubar, matar, adulterar, mentir, beber, fumar e sexo (antes do casamento, fora do casamento, masturbação e adjacências... kkkk)


Como eu disse, isso é papo pra outro post. o que quero falar é sobre as consequências imediatas do pecado.


Dentre as muitas, vou ficar com a culpa e sua força.


Todo ser humano tem uma faculdade chamada consciência, que é vivificada quando nos convertemos ao evangelho.


Essa consciência é a voz de Deus no nosso interior e funciona como um Juiz que não se corrompe. Diante de nossas atitudes, pensamentos, intenções ou omissões, ela emite um juízo peremptório dizendo se aquilo está alinhado ou não com a vontade de Deus.


Como é isso? Não preciso explicar. Todos nós já nos sentimos reprovado pela própria consciência e sabemos bem como isso acontece.


Por essa razão é que Paulo nos diz para "...preservarmos a boa consciência..."


Porém, precisamos aprender a lidar conosco quando ultrapassamos os limites dessa consciência, pois muitos falsos remédios, na verdade paliativos, nos são sugeridos pelo mundo, pelo diabo e até pela nossa própria alma.


De todos, o que julgo mais nocivo é a culpa. A culpa pelo pecado é a resposta natural de um coração que ama ao Senhor. No entanto ela não pode ser o que nos impulsiona a mudar porque o processo de culpa não gera arrependimento e sim remorso.


O remorso nos leva a desenvolver mecanismos de compensação para o pecado cometido, o que é o maior engano que há.


Assim, quando pecamos é comum nós pensarmos: Agora eu vou orar mais, vou ler a Bíblia, vou jejuar, vou evangelizar, vou à igreja... uhul, vou ganhar o mundo.


E o que há de mal nisso? você pode estar perguntando.


1º é uma tentativa de justificar-se diante de Deus com suas próprias obras, o que é impossível, pois a bíblia diz que "... o que não procede de fé é pecado". Então na prática, é pecar novamente pra esconder o pecado anterior


2º Na maioria das vezes não se consegue, aí uma frustração ainda maior se instala e damos início a um círculo vicioso, como o cachorro que corre atrás do próprio rabo. Peco - prometo mudar - não consigo - fico frustrado - peco novamente - prometo mais ainda - não consigo novamente - fico ainda mais frustrado... e assim vai só aumentando a bola de neve


Ou então, a culpa nos lança num mar de depressão onde nós nos consideramos o pior verme da face da terra e nesses casos, a sensação que temos é que toda a igreja sabe do que fizemos. 


Isso é muito comum em pecados de natureza sexual. Um dia de namoro mais avançado, um filme que não era pra ser visto, um site que não devia ser acessado... pronto, ganhe-se uma bigorna de brinde pelo pecado e entramos na igreja com a sensação de que TODO MUNDO SABE.


Como eu sei disso? é óbvio, também aconteceu comigo, ou você acha que quem está escrevendo isso é um anjo?


O pior de tudo, no entanto, é que a culpa deturpa a nossa imagem a respeito de quem seja Deus. Aquela imagem de um pai amoroso, que nos toma pelas mãos e nos conduz em vitória, dá lugar a um Deus vingativo e rancoroso que vai tirar a mão de cima de nós e todas as 325.723 pragas do mundo vão nos pegar, o devorador vais nos engolir, os demônios vão nos dar uma banda e o diabo vai comer o nosso fígado. 


Dramático? eu não acho!!!


O que eu devo fazer quando peco então?


1º NÃO PEQUE


Se você crer, em Jesus e pela fé, você pode vencer. "No mundo tereis aflições mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". no original é, eu superei o mundo. Se Ele venceu, como homem, nós também podemos, acredite.


2º SE PECAR, RECONHEÇA


Não banque o forte para Deus, Ele sabe que você não passa de um gravetinho. Então, reconheça com honestidade seu pecado e com um coração sincero, converse com Ele sobre a sua limitação. A re-incindência no pecado é perigosa, pode cauterizar a consciência e ai... já era.


Confesse a Deus. Sexo não é pecado e admirar também não. Mas parece que crente tem uma fetiche incubado que ele fica negando até pra ele mesmo, mas que não adianta de nada porque quando estiver sozinho, você vai olhar mesmo, então deixe de se hipócrita e comece a aceitar o fato de que olhar, admirar e cobiçar não são sinônimos e nem precisam andar juntos. 


3º NÃO FUJA DE DEUS


Se buscando a Ele você conseguiu a façanha de pecar, porque você acha que fugindo dEle as coisas iam melhorar??? Deixe de ser bobo, você está se relacionando com alguém para quem não há passado, presente ou futuro, ou seja. Deus sabe dos seus pecados de ontem, de hoje e de 23 de janeiro de 2019... então saia dessa neurose porque ele te amou não foi por mérito, foi pela graça. 


Confie nEle. Pode acreditar, Ele é bom e o seu amor dura para sempre.


4º ESPIRITUALIZE MENOS


Pecado é ruim não apenas por nos afastar de Deus mas também, e ainda mais, pelos males que traz a nossa alma.


Mentir deturpa o caráter, roubar é não desfrutar da alegria da conquista, prostituição é tentar matar a sede da alma comendo sal, a sede só vai aumentar... enfim, eu poderia dar muitos exemplos. Mas o que eu quero é que você aprenda a fazer é a ter uma conversa adulta com você mesmo e veja que não pecar, por vezes, é uma questão de inteligência e não de espiritualização.


5º ARREPENDA-SE E SIGA


Arrependimento é uma prática constante na vida cristã, significa ajustar a rota, mudar de atitude.


Ajuste o Azimute, corrija a rota e siga olhando para frente, pois o que fica pra trás não pode ser alterado, mas o que está à sua frente sim, pode ser projetado, construído e muito bem aproveitado. A vida só anda pra frente.


Não se iluda, a culpa é um reflexo normal de um coração que realmente ama ao Senhor, mas é só isso, um reflexo, um impulso, um sentimento honesto. O que não pode acontecer é permitir que ela se torne a base de nossas atitudes.


Ela vem, deve ser sentida e logo ceder lugar ao quebrantamento sincero diante de Deus.


Pecou? arrependa-se e siga pois o Pai te ama e não quer te ver prostrado.

3 comentários:

Mila disse...

Eric, vc eh uma benção em nossas vidas..bem vou falar de mim...vc eh uma benção na minha vida!!
mto obrigada, pq mesmo sem te ver, mesmo sem ta perto fisicamente, vc me atinge como amiga, como irma, como ser humano, como filha..amo vc demais e sua familia...(em prantos..rsrs)

Eric Jóia disse...

Mila, muito obrigado pela consideração. Fico felicíssimo por contribuir, de alguma forma, com a pessoa linda que você é. Sigamos juntos no caminho do crescimento!!!

Mila disse...

Não precisa agradecer...flui tranquilamente mediante a pessoa q vc eh!
nEle, onde podemos ver as pedras, tropeçar e até cair, mas a Sua mão grande e poderosa nos é estendida a todo instante.

Related Posts with Thumbnails