sábado, 25 de setembro de 2010

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS ???


Porque perambulo neste ambiente eclético, rico, mas muito esquisito que chamamos de igreja é que me ponho a escrever nessa noite. Aliás, muito mais que perambular, estou nele e ele em mim. Somos parte um do outro e a cada dia fico mais certo disso.

Embora meu coração seja resolvido e o evangelho, conforme o entendo hoje, me proporcione um nível de liberdade interior que suplanta a idéia de que só por meio da igreja, seus ritos, costumes, idéias de santificação, suas imposições e exigências, é que se tenha acesso a Deus, não há como prescindir do fato de que na vida em comunidade está o que há de mais belo e precioso para o desenvolvimento de uma vida cristã sadia.

Porém, me parece que entra ano, sai ano e as mesmas questões vem à baila. De tempos em tempos alguém ressuscita uma grita antiga e rapidamente novos adeptos de candidatam a apadrinhar a criança e defendê-la com unha e dentes.

É assim com a batalha espiritual, com a infindável batalha entre ciência e fé e por aí vai. Hoje, no entanto quer falar um pouco sobre outro tema: A Bíblia é ou não é a palavra de Deus?

De ambos os lados há argumentos interessantes, pelo menos do ponto de vista intelectual. É verdade que também há muita barbaridade sendo falada e por vezes nenhuma reflexão.

Você deve estar esperando que eu me posicione e diga se é ou não, mas não farei isso. Apenas quero destacar a idiotice desta querela.

Que diferença faz ter a certeza que a Bíblia é ou contém a Palavra de Deus? Se ela é, então nos alimentemos dela, se contém, também nos alimentaremos dela, ou estou errado?

Não vi nenhum dos discípulos de batendo por isso, nem mesmo o colérico Apóstolo Paulo. Jesus então xi... passou longe do tema.

Porque então nós o debatemos tanto? Na minha humilde opinião, é porque a igreja evangélica se torna, a cada dia mais, pagã e supersticiosa e a crítica que se faz a igreja católica, a bem da sensatez, deve ser reavaliada, pois se lá enxergamos as imagens como símbolo da idolatria, o que dizer de nossos 237 tipos de Bíblia?

Tem bíblia para a criança para o quase adolescente, para o pré-adolescente, para o adolescente e pós adolescente. Para mulher, pro empresário, para o atleta e para o universitário. De estudo, anotada, de estudo indutivo, ilustrada, romanceada, na linguagem de ontem, de hoje, e de 2025...

Ando pelas ruas e as vejo por toda parte, de todos os tamanhos, formatos e cores.

O que eu tenho contra isso? Absolutamente nada, não fosse o fato de havermos tornado-a um ídolo e ídolos a gente defende, se necessário com a própria vida ou até as custas da vida de outros.

Se ao invés de idolatramos a Bíblia, passássemos a lê-la, veríamos que ela mesma é um réu confesso.

A Bíblia registra que o próprio Deus disse que escreveria a sua lei(A Torah) nos corações dos homens e não em papel.

Mais a frente João nos ensinará que Jesus é a Palavra e o próprio Jesus diz que as Escrituras testificam dEle.

Basta um olhar simples para percebermos que A Palavra é Jesus e que a Bíblia foi um recurso que Deus usou na história para facilitar nosso entendimento a respeito de quem é a palavra.

A Palavra não é um livro, é uma pessoa e essa pessoa é Jesus. Portanto, o evangelho é a proposta de vida baseada não em um livro mas numa pessoa.

 Se fosse baseado num livro, o evangelho seria uma questão de informação, mas pelo fato de fincar suas raízes na pessoa de Jesus, passa então a ser de relacionamento.

É por isso que decorar versículos não garante a transformação de ninguém, nem mesmo deixar a Bíblia aberta na estante no Salmo 91 servirá para afugentar os espíritos maus.

É no relacionamento com a pessoa de Jesus que os nossos olhos são abertos para ver na Bíblia e fora dela a palavra de Deus sendo liberada pra quem quiser ver e ouvir.

Não é isso que Apocalipse diz? “...Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz... ”.

O Espírito está dizendo, a Palavra está solta, mas só é capaz de ouvir quem tem ouvidos para ouvir. Quem tem, consegue ouvir a Palavra de Deus numa música de Jobim, ou numa poesia de Drummond. Consegue Ouvir a Palavra de Deus na Física, na química e na Biologia.

 A ouve num abraço, num sorriso, num presente, no pôr do sol ou na chuva que cai porque Deus está falando a todos os que têm ouvidos para ouvir.

Então, mais importante do que discutir o que é ou não a Palavra de Deus é pedir a Ele que nos dê a sensibilidade necessária para ouvi-lo, e a disposição de obedecê-lo. Quem assim desejar, ouvirá a Palavra de Deus todos os dias até mesmo no silêncio.

“...Fala Senhor, fala comigo. Fala Senhor, preciso muito te ouvir. Fala Senhor, do modo que quiseres falar. Fala Senhor, alegre atento ao seu mandar...”

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails