quinta-feira, 16 de setembro de 2010

TUDO É VAIDADE


     Me lembro do dia em que assisti a esse filme. Foi no shopping Grande Rio, em São João de Meriti e faz bem uns 12 anos.  Éramos um grupo da igreja e eu falei para uma irmã, hoje pastora (Vânia o nome dela) que meu coração estava angustiado pois ao ver esse filme, a nítida sensação que tinha era de que um grande percentual da igreja estava nas mãos do Diabo.


Mal sabia eu que estava sensitivamente discernindo uma realidade bem mais densa do que meu entendimento infantil podia alcançar.

Hoje, bem mais "cascudo" e experiente, depois de errar muito e apanhar bastante, percebi que eu mesmo fazia parte desse percentual, dos que dançam em torno da mesa da vaidade.

Confesso aqui o meu crime e grito como aquele publicano: TEM MISERICÓRDIA DE MIM SENHOR, PORQUE SOU PECADOR.

O Espírito Santo tem me mostrado como sou feio e não estou interessado em barganhar com Deus, estou me rendendo e clamando que preciso de mudanças.

Dentre os muitos defeitos que tenho, estava o sentimento de auto-preservação aguçado. E isso se manifestava por meio da necessidade constante de me justificar quando ficava sabendo que de mim andavam falando à boca miúda.

E no afã de resolver a questão eu já "trouxe à luz" tanta coisa, no intuito de esclarecer, sempre. Mas esse é o mal desse joguinho. A sedução está no fato de que ele aparenta ser legítimo, fazia isso em busca da verdade.

Hoje está claro pra mim que não se tratava disso e sim de uma preocupação com a minha reputação, minha imagem.

Nessa busca pela verdade eu vi que as pessoas saíam mais feridas do que saradas.

O que isso tem a ver com esse filme? é que o filme fala na alma humana, como ela é facilmente seduzida. Seus caprichos, devaneios e apetites. Fala da gula de um ego infrene, cujo apetite se mostra insaciável.

Poder, mulheres, sexo, dinheiro, fama, status, sucesso isso tudo é verniz porque a madeira crua se chama VAIDADE.

Mas o melhor do filme não é isso. O bom mesmo são as 2 maiores lições que ele deixa.

A 1ª delas é que a única forma de vencer a vaidade é morrendo.

Somente quando Kevin, o personagem de Keanu Reaves morre, é que o diabo, representado magistralmente por Al Pacino, experimenta a derrota. 

Enquanto Kevin usa de seus talentos e habilidades o diabo encontra margem para manipulá-lo e até mesmo lançar alguma dúvida sobre o caráter de Deus.

É na morte do Ego que está a vitória sobre o diabo e seu reino fétido e caído.


 Portanto, contrariando o, meu ego que me exige uma resposta a tudo que venho ouvindo sobre mim ofereço o meu silêncio e confiança nAquele que sabe da verdade dos corações e que um dia há de julgar vivos e mortos.

As notícias chegam aos borbotões, de todos os lados. São pessoas que insistem em envenenar as outras, outros que se aproveitam da inexperiência e ingenuidade para se vender como confiáveis. 

Há quem venda sua cabeça como prêmio ou que se ofereçam como caricaturadores gratuitos de sua biografia, como se alguma coisa passasse incólume diante dAquele que tudo vê.

A ninguém direi nada a meu favor. Não correrei atrás pra justificar e peço a todos que não me tragam notícias de quem quer que seja sobre o que falaram ou deixaram de falar de mim... bobagem, já depus as as armas, não vou mais lutar, com ninguém.


A vida que vivi e o quanto amei já deveriam ser gritos ensurdecedores contra os burburinhos de perversidade. Se não são, não será a minha voz que será.

Sei que o tempo traz à luz, as verdades que o coração insiste em apagar. Portanto, a todos com quem me relacionei peço que vivam, sigam a vida e sejam felizes.

Estou bem, estou em paz e sigo o caminho de todos os mortais. Com minha família, estudando, cuidando do meu filhote que precisa muito de mim, talvez você nem saiba o quanto (filho te amo demais).

Peço que ninguém compre nenhuma briga por mim, eu não mereço, não morri por você e nem faria. Somente por Jesus é que se deve entregar a vida.

Continuarei amando e me doando com a mesma intensidade porque as traições não empedraram o coração e ainda acredito que amar é o caminho.

A 2ª Maior lição do filme é que quando Kevin morre, ele retorna pra cena onde tudo havia começado e novamente é tentado pela vaidade. 


A maneira muda, mas a tentação é a mesma, o que me ensina que a luta contra o pecado é dia após dia, vencendo e vigiando porque os que estão de pé hoje, podem ser os caídos de amanhã.

Então com muito temor, no Senhor, é que digo. NÃO VOU ME JUSTIFICAR, DE NADA. 

Beijo a todos.

" E o Deus de toda graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ELE MESMO VOS APERFEIÇOARÁ, CONFIRMARÁ, FORTIFICARÁ E FORTALECERÁ. A Ele seja  Glória e o poder, para todo o sempre. Amém"

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails