sábado, 6 de novembro de 2010

PEDRO E O TEMPO

"...outro te cingirá e te levará para onde não queres..."



     As palavras de Jesus assumem características distintas, de acordo com o momento, circunstância e destinatários a que estão ligadas.

     Então há vezes em que a palavra do Mestre soa como:



  • Um convite "...Vinde a mim todos os cansados..." 
  • Um Alerta "...Não julgueis para que não sejais julgados..."
  • Uma explicação "...não  cuideis que vim revogar a lei, eu vim cumprir"
  • Uma revelação "...porque te vi debaixo da figueira crês ???"




Enfim, se continuasse a lista seria bem extensa, afinal, Jesus falou bastante, sobre muita coisa, e pra muita gente. 


Porém, nenhuma das aplicabilidades das palavras de Jesus me causam tanto temor como quando ela aparece na forma de uma sentença.

Não que tema o castigo, não é isso. Temo essa forma de expressão, não como quem tem medo, mas como quem respeita. E faço isso por uma questão bem pragmática e simples.

As sentenças, em geral, possuem um caráter irrevogável. Uma vez pronunciadas, não retroagem (estamos falando da justiça divina).

Um convite eu recuso, um alerta eu ignoro, uma explicação eu discordo, uma revelação eu descreio, mas uma sentença, não há outro caminho senão acatar.

Escolhi falar sobre essa sentença a Pedro porque está muito ligada a uma percepção que estou tendo sobre a vida, hoje.

Dentre as muitas explicações contextuais, destaco que Jesus está dizendo uma coisa importantíssima para Pedro.


- Pedro, ninguém, nem mesmo você, escapará de ser fustigado pelo tempo.

O tempo é um algoz implacável e impiedoso, cuja capacidade de abrangência não deixa ninguém fugir. Todos sofrem com a ação do tempo.

Já diria Veríssimo que envelhecer não é tão ruim, se considerarmos a alternativa.

Quando tinha 15 anos, os 30 anos eram "lá", sendo que "lá", era um lugar muito distante, quase surreal.

Então eu me ocupava com minha vida juvenil. Gastei nessa época desmesuradamente muitas noites de sono estudando, lendo, vendo televisão ou jogando video game.

Vigílias? sem problema algum ! Ia a todas e no dia seguinte ia direto pro trabalho. Bastavam míseros 30 minutinhos de sono, um banho gelado e um copo de café e pronto, zero bala, novinho em folha.

Quando prestei concurso para o Banco do Brasil, xi... eram noites e noites sem dormir, mas não me pesava em nada.

Pisquei os olhos e cheguei aos 30, assim, sem nem perceber. E o que mudou?

Minha mente e meu corpo vêm travando um duelo ferrenho. Este exige descanso e aquela impõe atividades.

Meu corpo quer uma rotina, minha mente quer abraçar o mundo.

Meu corpo quer brisa, minha mente quer sol. Meu corpo pede água e minha mente energético. Meu corpo requer soletude e minha mente agitação. Meu  corpo pede menos, minha mente quer mais, muito mais.

Uma mancha na pele aqui, uma dor na coluna ali, um cansaço crônico lá, uma dor de cabeça lancinante acolá, certa dificuldade de concentração... e meu corpo então dá um Ultimato, ou é menos ou é nada!!! minha mente começa a entender que o tempo passou e essa parceria precisa ser revista.

A canção diz que viver é afinar o instrumento, de dentro pra fora, de fora pra dentro. E ela está certa.

Vejo então meu corpo como um sábio eremita e minha mente como um potro  viril jovem. O acordo está proposto, assinado e bem compreendido.

O corpo dá os limites e a mente se supera dentro deles, é assim que será.

Então o que fica de lição prática?

Noites de sono? só se perde em última instância, quando não for possível evitar. Do contrário é: 06 a 07 horas de sono diárias. 

Meu Deus, eu só preciso de 4 horas, sempre foi assim a vida toda... Foi Eric, do verbo nunca mais voltará a ser. 

A Alimentação precisa se adequar. Menos fritura, menos gordura, se possível zero refrigerante, comida a cada 4 horas e pode incluindo legume e verdura.

Atividade física não é mais vaidade é necessidade.

Rotina e disciplina. O que você deixar de fazer hoje, pode não haver mais tempo pra ser feito amanhã. "Re-trabalho" é muito mais trabalhoso que "trabalho". Então, faça o que tem que ser feito, bem feito e no tempo certo.

Priorize. Não se pode estar com todos, fazendo tudo, a todo momento. Você precisará fazer menos com mais qualidade. O nome do jogo não é mais "volúpia e quantidade", e sim, "foco e continuidade". O mantra a ser entoado é o do fazer bem, sempre e com consistência. Não dá pra ser um corredor de 100 metros rasos numa vida que está mais para uma Maratona. 

Nada de pressa, vamos ter mais paciência. Antes você agia e depois pensava. Agora você pensa, ora, espera e depois, só depois age.

Fique calmo, você não é o Messias, o Super-Mouse e nem o Seu Creisson, não salvará a todos de seus problemas, aliás, não salvará ninguém se não souber se salvar primeiro, pois, de que adianta ganhar o mundo e perder a alma, e perder a paz, e perder a doçura, e perder o bom-humor, e perder a paixão, e perder o brilho nos olhos???

É Deus como base de tudo, Eliana e Caio, Vocação (estudo e emprego) Família e amigos. Cabe aqui uma observação. Acho que começo a entender porque a vida me forçou a rever a lista dos amigos. Estava gorda demais, obesidade mórbida, praticamente diabética e hiper-tensa (kkkkkk) hoje está mais sequinha, mais enxuta... tá mais legal (obrigado Deus pelos poucos-muitos que ficaram).

Pronto, combinado assim está. Essas são as regras que meu corpo me impõe. 

Mas então, minha mente ebuliente e profícua ficará cerceada, limitada, presa, enclausurada... NADA DISSO. 

Calma rapaz, eu garanto a você. Respeite os meus limites e eu vou te ensinar a fazer muito mais com muito menos.

Olhe para Jesus e você verá que o maior, mais profundo, mais impactante e significativo movimento que já foi visto na história da humanidade, foi feito por um homem pobre, simples e humilde, que não possuia os recursos tecnológicos que temos hoje. Ele não escreveu nenhum livro, não fez um filme, não se tem uma foto sequer dele e seu tempo de atuação durou 3 anos e meio. 

Ele fez, nesse curto espaço de tempo e com os parcos recursos que tinha a mão, o que talvez você não faça em 100 anos de vida.

Olhando pra ele você ai entender que, se retirar para gastar tempo com o Pai em oração não é perda de tempo é imprescindível. Por incrível que pareça, há vezes em que somente parando é que se avança.

É Pedro/Eric, o tempo passou pra você também, aceite!!!  


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails