terça-feira, 4 de maio de 2010

Vida de brinquedo

Ser um brinquedo deve ser mesmo uma aventura fantástica. A começar pela escolha. É tão gostoso ser escolhido, a gente se sente importante. Com tantos outros brinquedos melhores, mais sofisticados, mais bonitos, logo eu?





Então começa uma relação de apego e vínculo. É quando se é levado para todos os lados.
 Não importa o que se faça, nada tem graça se o brinquedo não está junto. Acorda-se catando ele e só se dorme com ele, agarrado.



Tudo que acontece no dia, na vida, o brinquedo vê. Quando se chora, quando se apanha, quando se tira 10 ou quando chega um coleguinha em casa, na hora de comer e até mesmo de ver televisão, chovendo ou com sol, o brinquedo participa de tudo, está em tudo, é querido, bem vindo e desejado sempre. Sua presença é indispensável.

Pode até estar quebrado, rasgadinho, arranhado... não importa, ele é amado. É tudo tão forte, tão intenso, tão gostoso... brinquedo!!!

Ah, ser brinquedo deve ser realmente uma aventura fantástica, ser brinquedo é ser feliz.

Mas tem um problema, quando chega outro brinquedo. Ah, isso muda tudo. O calor da mão dá lugar ao desconforto de uma caixa ou ao frio da prateleira.

Que dor dói mais? Poderia ser a rejeição. É terrível não ser mais aceito por algum motivo. Há também a dor da substituição, quando se percebe que outro é escolhido pra ocupar um lugar que era só seu. Há a dor da saudade de um tempo que passou e que não vai voltar. Não se pode esquecer, com perdão do pleonasmo, o esquecimento. É difícil saber o que é pior, aspereza ou indiferença... é difícil.

Tudo isso é muito dolorido, porém acho que a dor maior é perceber que se é apenas um brinquedo. Quando os olhos se abrem pra perceber, pois enquanto isso não acontece, ninguém tem consciência que se está ali com prazo de validade e que basta que não te queiram mais, pra que você seja descartado.

Ah brinquedo presunçoso, você achou mesmo que era alguém? Se acomode na caixa, se aqueça com a poeira e aguarde, talvez um dia, com sorte, você seja adquirido por outro.

Mas não se iluda, não espere demais, brinquedos são sempre usados, nunca amados.

nEle, que sonhou para o homem, uma FAMÍLIA e a chamou de igreja.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails